quinta-feira, 26 de março de 2009

brasas não dão valor ao sus

no japão não existe regalias. se tiver plano de saude voce é atendido.além do desembolso imediato para posterior reembolso , requer pagamento de percentual para consulta médica . ou morre à mingua .

além da barreira da lingua . se voce não compreender japones tem que contratar tsuyaku ( tradutor ) ao custo de 50 doru a primeira hora , 30 cada hora subsequente , o preço da consulta é de no minimo 100 doru .

mesmo o velho habito da auto medicação , via praticos de farmacias , lá inexiste ,assim como balanças para controle de peso .

o parto não é coberto pelo plano de saude , onera em 10.500 doru com 3.500 sendo devolvido posteriormente à mãe , em algumas cidades.

as creches japonesas só aceitam bebes apos 90 dias .isso quebra financeiramente pela impossibildade de auferir renda , em tripla jornada : trabalho , pai e MÃE .
( na net do nihon conheci , ouvi , historias de abandono , de brasileiras por brasileiros . a maioria mães solteiras .
aqui escrevia com humor . lá sobre desamor . casos que me obrigaram a mudar meu enfoque .ia postar um site de humor . escrever sobre ,uma das muitas , os noventa anos da chegada dos meus avós.tudo virou secundário . volto ao assunto oportunamente.)

e ainda mais estranho , não tem campanha anti - fumantes .eu , ironicamente , dizia que era pra não quebrar a previdencia .

um país onde se vive muito e nasce pouco tem que contar com auxilio para equilibrio das contas , além dos terremotos e tufões .,

e para disfarçar cadastraram os fumantes , concederam um cartão chamado Taspo aos maiores (20 anos ) para compra nos konbini ( lojas de conveniencias ) .

nas maquinas automaticas , de cigarros e cervejas , anunciaram um sistema de leitura facial ( trocentos mil estereotipos de maiores de 20 anos que é a idade legal para ” se di maió “,beber , fumar e dirigir . ) , a um custo proibitivo aos pequenos comerciantes que teriam que bancar a melhoria tecnologica .

sei de brasas que voltam para cá , para partos e cirurgias pelo sus . ah ! e tratamentos dentários ! dentista de curitiba , que retornou em setembro , disse que no japão ” é pior que clinicas populares do brasil “.
se os nossos podem clinicar no japão? no máximo auxiliam na tradução .
e nosso consul , vai bem ! obrigado ! sempre nas festividades , feiras , noticiadas pela midia brasa , alienada
patrocinadas por empreiteiras , agencias de turismo , e supermercados . crise é proibido , faz mal aos negócios . o tema deve ser as floradas de ( inverno e primavera) das sakuras ...( cerejeiras ) ….

Nenhum comentário:

Postar um comentário