quinta-feira, 26 de março de 2009

Kurosawa,Akira- san

foi em 73 no MASP. Gastei metade do meu primeiro salário para ver um ciclo Kurosawa .

Daqueles tempos obscuros , de censura caustica ,na retina , cretina , resta no flash back : Rashomon é a historia de um nobre assassinado na floresta durante um assalto , contado pelos personagens envolvidos : a viúva, o bandido , o servo , o lenhador e , por fim , o espírito do morto invocado através de uma médium , contam a sua verdade verdadeira .
( o Supositorio da Impressa , na tv cultucana , diz no slogan " vc nunca mais vai ler jornais do mesmo jeito " ... eu , na minha natural bonomia transformada em ironia , virei incréu , a visão distorcida , a opinião deformada , de fornada , a procurar o duplo $$entido que $$e en$$erra nas nota$$ mai$ inocente$$ ... ora , um dos primeiros jornalistas daqui foi José do PATROCÌNIO .

No nihon escrevia ...eu leio nas entrelinhas , o ultimo que lia assim o shinkansen ( trem bala ) deu fim ...)

Os Sete Samurais é a historia dos habitantes de um vilarejo que , cansados de terem a colheita de arroz roubadas contratam , em troca de comida , samurais famintos para defende los .

( foi o unico que consegui rever lá . dele retirei meu nome de guerra, de garra , hoje americanizado prá nick , de blog ... samurai . uchinanchu vem de Uchiná ( Okinawa ) que o japão invadiu em 1872 . meus avós lá nasceram em 1880 .

vieram pra cá em 1918 e nunca quiseram voltar , nem a turismo . nunca havia entendido o desencanto , o desconforto . hoje sei que seria como termos sido invadidos pela argentina ...

acordar dançando tango , reverenciar maradona maior do mundo, achar que gardel é melhor que nelson gonçalves, abolir o verde-amarelo , ditador por ditador , perón ou getúlio , tanto faz , nenhum me gusta).

Viver ( Ikiru ) abre com um chefe de repartiçao da yakuba ( prefeitura de cidade pequena ) carimbando , monótonamente , vetando tudo , pedidos ...
ao ser comunicado pelo seu médico que está doente , em fase terminal , resolve dar um sentido à sua vida , no pouco tempo restante .
Escolhe na pilha de negados , a de cima , um koen ( parque ) para construir , vive paixão por moça com terço da sua idade . É o seu canto de cisne .
Foi o meu também . ( 36 anos e as cenas estão nítidas , não esmaecidas , no canto ermo da mente , tal claro escuro da lente , indeletáveis até o big end ...) Bati a demissão , joguei na mesa do chefe , que pregava ..." vcs tão proibidos de se envolverem em problemas pessoais de peões de obra " ( dias antes , nós ," progressistas ", tinhamos cotizado para quitar saldo de salário de um piauiense de retorno , com passagem comprada , sem poder esperar a sexta feira ...) saí .
Fui viver . A retocar , corrigir , na narração a pronúncia do S ( sempre com som de dois esses ). em nihongo o dúbio está só na palavra , no duplo sentido das frases , no não magoar .captar a real intenção , o que o nihonjin pensa , não fala e só sinaliza , leva tempo .
então é kuroSSawa , nagaSSaki , kawaSSaki . Z é Z . Ps. em sampa , na major diogo , abaixo da humaitá , tinha uma locadora com quase todos filmes , cult , dificeis , o dono era Dieter ( acho ). talvez ainda exista.veja também Dodeskaden , onde Akira san mostra seu talento de ilustrador. e kagemusha .

trailer de Viver ( Ikiru )

http://www.youtube.com/watch?v=Lc4y-asVh3c&feature=channel_page

trailer de Kagemusha
http://www.youtube.com/watch?v=KlcLQho9MpI&feature=channel

trailer de sete samurais
http://www.youtube.com/watch?v=zNqQXC8Tv8U&feature=channel
trailer de rashomon
http://www.youtube.com/watch?v=dUvOPUe88H4&feature=related
primeira parte:
http://www.youtube.com/watch?v=-XZCZHXmWbA
a segunda parte:
http://www.youtube.com/watch?v=XR9ZhLka6cM&feature=related
a terceira:
http://www.youtube.com/watch?v=3YLil2iBIcc&feature=related
tributo a kurosawa e mifune
http://www.youtube.com/watch?v=lwOswxbTFd8&NR=1

tributo a toshiro mifune : o maior ator samurai de kurosawa
http://www.youtube.com/watch?v=VIeb51do6GI&NR=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário