sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Péricles:85 anos de nascimento do criador do Amigo da Onça


Péricles de Andrade Maranhão, apesar do sobrenome das capitanias sarneyditárias, nasceu em Recife em 14/agosto/ 1924.foi a, sua, primeira piada.

Por um dia escapou do Dia do Economista(13/08) e veio no Dia do: Cardiologista, Combate à Poluição, do Frevo. E do Protesto.

Um economista a menos nunca é demais. Um cartunista a mais nunca é de menos.

O Amigo da Onça estreou n'O Cruzeiro em 23/10/43, dia dos 37 anos do vôo do 14-Bis, e dos 21 do meu pai.as versões para inspiração do personagem: em the enemies of man, da Esquire. em el enemigo del hombre de Divito, da argentina Patoruzu. ou na piada, pronta.Eu nasci em 51. Quase todos desenhos, pareciam estar à minha espera, de aprender o abc e beber da fonte, dos causos contados na venda do meu pai, enquanto o povo da vila aguardava o trem das 21.Foi a minha deformação de caráter e, de caracteres.

No salão de barbeiro, no açougue do Augustão Ricardo, nos comércios, no dentista japão-novo, Yoja-san, na oficina do Jirú mecânico, na banca do Jirú peixeiro, todos liam a última página do veneno semanal. e ai da categoria não tripudiada! caía no ostracismo, das troças.

No Brasil pré tv, as notícias viajavam de trem. A Cruzeiro era disputada no jornaleiro pelos concursos de miss, pelas reportagens do David Nasser( a cena carioca era, demasiadamente, próxima de nós: Aída Cury, Leopoldo Heitor, Dana de Teffé ) mas o campeão de folheança era O Amigo da Onça, seu humor popular, rasteiro, iconoclasta de atirar no próprio, personagem. (Vão Gogo era muito refinado para nós.) Onça era destaque, nas paredes,nos espelhos, disputando, crença x humor com a Santa Ceia.
A molecada toda garatujava,rabiscava. era nosso quebrador de tabús, o que atirava, sempre, a primeira pedra.

Um dia a festa acabou, o gás o pegou, como no cartum de 7/05/60, que encerra o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário